terça-feira, 31 de março de 2009

Torre Eiffel comemora 120 anos


Símbolo de Paris ganha nova pintura para a festa.
Torre foi o prédio mais alto do mundo durante 40 anos.

   O monumento foi inaugurado no dia 31 de março de 1889, quando Gustavo Eiffel subiu os 1.710 degraus existentes desde o piso até o terceiro andar da torre e hasteou a bandeira francesa. 
   Formada por 18.038 peças de ferro sustentadas por 2,5 milhões de parafusos, as 10.100 toneladas da Torre suportam o peso das camadas de pinturas anteriores, que calcula-se que pesem 250 toneladas.

   Eiffel, um engenheiro que construía pontes e responsável pela estrutura metálica da Estátua da Liberdade, de Nova York, fiscalizou pessoalmente as obras da Torre, que seria erguida de forma provisória para a exposição. 

   A Academia francesa de Belas Artes, o pintor Ernest Meissonier e o escritor Guy de Maupassant foram alguns dos grandes críticos à construção, à qual chegaram a qualificar de "inútil e monstruosa".

   Os próprios parisienses não gostaram muito da ideia, devido à sua altura excessiva - ainda hoje continua sendo o edifício mais alto de Paris, seguido da Torre Montparnasse - e as dúvidas em torno da confiabilidade de sua construção.

   Apesar das críticas de artistas e estudiosos, o público aprovou o monumento após sua inauguração, em 1889.  

   Das 32 milhões de pessoas que visitaram a Exposição Universal de Paris, quase dois milhões se atreveram a subir até o último andar da Torre, símbolo da era industrial. 

   Cento e vinte anos depois do final de sua construção em Paris, a Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados do mundo, vai receber alguns retoques, mas manterá sua aparência original e sem que seja, em momento algum, fechada ao público durante os 18 meses de reforma.

    A "Dama de Ferro" --que recebe mais de seis milhões de visitantes por ano-- está aberta durante os 365 dias, independentemente de trabalhos de pintura, de elevadores em manutenção, ou de obras.

    Para marcar os 120 anos de sua abertura ao público, dois meses após o mês em que foi realizada a Exposição Universal de 1889, haverá em maio uma grande exposição, antes da queima de fogos de artifício em julho e dos shows para turistas e 120 turmas de estudantes convidadas: vários eventos "para transmitir a importância da Torre às futuras gerações".

Um comentário: