sexta-feira, 3 de abril de 2009

bentô kitsch



Com o agravamento da crise econômica mundial, os japoneses passaram a investir mais em uma tradição do país - preparar uma marmita (bentô) para levar ao trabalho, à escola, e até em encontros casuais. E com isso, aumentou também a procura por cursos que ensinam a "enfeitar" os pratos.

Uma pesquisa constatou que o item mais importante levado em consideração por quem prepara as marmitas (bentô) é realmente o visual.No Japão, este tipo de marmita é chamada de kyaraben. Seria uma junção de kyara, do inglês character (personagem), e ben, do japonês bento (marmita, lanche ou merenda). A criatividade dos japoneses é tanta que atualmente já existem livros e cursos especializados, que ensinam fazer de bichos e personagens de desenho animado a pessoas famosas. Tudo com comida.

Uma destas profissionais é a dona de casa que atende pelo pseudônimo de Kasumin. É uma das pioneiras no ramo, já lançou livros e sempre participa de programas de TV. Kasumin começou por um acaso na arte das kyaraben, em 2004, depois que passou a inventar marmitas decoradas para o segundo filho levar à escola.Assim, o que era uma obrigação virou um hobby para a japonesa. A fama chegou depois que ela passou a colocar fotos das marmitas num blog, que hoje tem cerca de 10 mil visitas diárias.

As últimas pesquisas no Japão mostram que, com os problemas econômicos, as marmitas estão mais populares do que os restaurantes, por exemplo. Os restaurantes populares tiveram queda de quase 2% ano passado, em contrapartida, as vendas de produtos nos supermercados tiveram um aumento de quase 1,5% em 2008.

O mercado de artigos para marmitas, que inclui de produtos congelados a pequenos enfeites, também comemora aumento nas vendas. Segundo a Nichirei Foods, o consumo de produtos para marmitas representa mais de 30% do mercado de comidas prontas congeladas. Por ano, o setor movimenta cerca de US$ 5 bilhões.






Glossário:

Kitsch: " mau gosto", imitação, artificial

Bentô: marmita japonesa, em que a apresentação é tão importante quanto a nutrição

Um comentário:

  1. qui bunitinhoooo sahh..

    ameiiiiiiiii...qm diria q em periodos de crise, as pessoas recorrem aos meios alternativos para continuarem assegurando a renda famíliar, e, na maior parte dos casos o trabalho manual é a melhor solução.

    muuuuito boua a reportagem, sahh..

    bjinhussssssssss

    ResponderExcluir